Header Ads

Dez artistas que fizeram músicas geek

Quem disse que cultura geek e música não podem andar juntas?

Reprodução

O mundo da música é algo muito legal, uma vez que proporciona experiências muito interessantes para seus ouvintes. E muitos artistas usam-na para expressar seus sentimentos, seus discursos de revolta, a sua luta por direitos e outros temas igualmente importantes. Contudo, assim como a gente, muitos músicos também são geeks 'nerds' e gostam de quadrinhos, videogames, literatura, fantasia, RPG, entre outros.

Então vamos conhecer algumas bandas que homenagearam essa cultura tão vasta e tão apaixonante? Aumentem o som e bora começar a ouvir.


S.P.O.C.K.

A banda sueca S.P.O.C.K, formada em 1988, é uma das pioneiras do gênero synthpop. Com letras que fazem referência a franquia Star Trek, também conhecida como Jornada nas Estrelas. O nome é uma homenagem ao personagem Spock, interpretado por Leonard Nimoy. O vocalista e guitarrista Christer Hermodsson é um grande fã da série e costuma usar referências a ela em suas letras, além do grupo adotar trajes parecidos com os da Federação.


Nightwish

O Nightwish é uma renomada banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996, conhecida por sua combinação única de elementos do metal com elementos sinfônicos. Ao longo de sua carreira, a banda passou por várias mudanças de formação e lançou álbuns de sucesso, como "Oceanborn" e "Once". Há referências ao Senhor dos Anéis em Elvenpath (que inclui trechos narrados da obra), a Dragonlance em Wishmaster e referências diversas a filmes e a literatura.


Rhapsody of Fire


O Rhapsody of Fire é uma renomada banda italiana de power metal sinfônico que surgiu em 1993, anteriormente conhecida como "Rhapsody". A banda é reconhecida por sua música épica e grandiosa, que combina elementos do metal com influências de música clássica e elementos narrativos. Eles não fazem referências diretas a algum elemento de cultura pop, mas toda a saga da espada esmeralda e das terras de Elgard é contada nos seus álbuns e que nasceu em sessões de RPG do grupo (ou ao menos isso diz a lenda, uma vez que tudo tem muitos elementos de Dungeons and Dragons).

WELLE: ERDBALL


O Welle: Erdball é uma banda alemã de música eletrônica formada em 1990, conhecida por sua fusão de sons retro e eletrônicos, criando um estilo único chamado de "Chiptunepop". A banda usa instrumentos eletrônicos vintage, como sintetizadores e computadores antigos, para criar músicas que evocam a estética dos anos 80 e 90.  Suas músicas tem forte inspiração em videogames, como Super Mario, Commodore 64 (inclusive suas músicas mesclam esse soundcard e dá esse som característico de videogame) e várias coisas relacionadas a tecnologia.

Blind Guardian

Não tem como falar de música geek sem falar do Blind Guardian.  Formada em 1984, originalmente sob o nome Lucifer's Heritage, é conhecida por sua música épica e influências da literatura e mitologia, frequentemente baseando suas letras em diversos autores de fantasia e terror. Dedicam um disco inteiro ao Silmarillion de Tolkien (“Nightfall in the Middle Earth”), além de música para o Stephen King (Guardian of the Blind, Follow the Blind), Robert Jordan e Brandon Sanderson (Ride Into Obsession, Wheel of Time), George R. R. Martin (War of Thrones, A Voice in the Dark) e muitas, muitas outras.


Metallica


O Metallica é uma lendária banda de heavy metal americana formada em 1981, em Los Angeles e que eu acho ser conhecida por praticamente todo mundo. Ajudaram a criar a cena do Thrash metal americana, além de terem discos memoráveis, como “Master of Puppets” e “Black Album”. Eles têm duas músicas inspiradas por H.P. Lovecraft, Call of Cthulhu, uma música instrumental que faz referência ao conto O Chamado de Cthulhu e The Thing That Should Not Be, cuja inspiração veio do conto A Sombra sobre Innsmouth.


Noctule

Serena Cherry, conhecida por seu trabalho na banda Svalbard, é geek de carteirinha, inclusive sendo responsável pela área de divulgação em redes sociais da Games Radar. Durante a pandemia ela fundou o Noctule, que mergulha em The Elder Scrolls V: Skyrim, inspirando-se na vastidão e na atmosfera do jogo.


Tuomas Holopainen

O finlandês Tuomas Holopainen é reconhecido como o cérebro por trás da renomada banda de Symphonic Metal Nightwish. No entanto, em seu trabalho solo ele explorou uma faceta diferente ao se inspirar em um personagem pouco usual: o Tio Patinhas. Isso pode ser ouvido em “Music Inspired By The Life And Times Of Scrooge”.


Entombed

Entombed, banda sueca de death metal e que definiu os rumos da música extrema em seu país, também mostrou seu lado geek ao lançar o disco "Wolverine Blues", inspirado no anti-herói da Marvel Comics, mesclando hard-rock com death metal e dando origem a outro estilo, o death’n’roll.


Iced Earth

A lendária banda norte-americana de heavy metal Iced Earth, com o álbum "The Dark Saga” mergulha nas histórias em quadrinhos e homenageia Spawn, agente do governo americano morto em serviço, que retorna do inferno para se vingar. A capa foi desenhada por Todd McFarlane, desenhista e um dos fundadores da Image Comics, além de criador do Spawn e de outros personagens.


Celtic Frost

Celtic Frost, uma banda suíça de black metal, destaca-se não apenas por sua música única, mas também pelas colaborações com o artista visual H.R. Giger, que deixou sua marca ao elaborar os xenomorfos usados nos filmes do Alien. Além disso, a música "The Usurper" presta homenagem ao universo do bárbaro Conan, famoso personagem escrito por Robert E. Howard e publicado em quadrinhos.


Sobre o Autor:
Fabio Melo

Formado em Letras, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, além de alguns cursos aqui e ali sobre língua inglesa. Possuo um site / podcast para falar de música alternativa, faço umas músicas experimentais ruins e sou aficionado por RPG e jogos analógicos (vulgo jogos de tabuleiro).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.