Header Ads

O que esperar de Sonic 3: O Filme

Filme estreia amanhã (25) em todos os cinemas do Brasil.

Imagem Divulgação

UM FILME DE SONIC PARA CHAMAR DE NOSSO! 

O FILME QUE OS FÃS SEMPRE SONHARAM!!

Vencemos, família! Fui convidada pela Paramount Brasil para a cabine de imprensa de Sonic 3: O Filme, realizada no dia 11 de dezembro, em São Paulo. Uma oportunidade única, já que pude assistir ao filme antes da estreia mundial e do lançamento nos cinemas brasileiros, marcado para o dia 25 de dezembro. Atesto que desde aquele dia, não consigo pensar em outra coisa a não ser querer assistir ao filme novamente – e muitas outras vezes.

Logo que entrei na sala de cinema, as luzes se apagaram. Enquanto me ajeitava na cadeira, o icônico logo da SEGA surgia em tela, seguido de uma abertura épica no estilo Marvel, com jogos clássicos formando um mosaico. E, caros leitores do Estúdio Homies, dez horas da manhã. Eram dez da madrugada, e, considerando que acordei às quatro, confesso: não pisquei os olhos nem por um segundo sequer. Uma experiência cheia de ação, nostalgia e lágrimas – de felicidade – do início ao fim, e nas cenas pós-créditos. ((por favor, não saiam da sala antes delas!!)) Desde então, ora choro ao lembrar de momentos do filme (mais especificamente a convivência de Maria e Shadow), ora rodopio ao som de “Live & Learn”, que, não é mais novidade, a música se faz presente em uma nova versão orquestrada.

Cabine de Imprensa - 11/12/24 - Cinemark Eldorado



HUMOR NA MEDIDA CERTA


Com o lançamento de “Sonic: O Filme” (2020), as duas primeiras partes da trilogia desempenharam o papel de apresentar Sonic a uma nova geração, trazendo de volta a popularidade da franquia, faturamento, e estimulando o lançamento de novos títulos de jogos. Forma esta inversa para a minha geração, que conheceu o ouriço nos jogos do Mega Drive na década de 90. E lá se vão mais de 30 anos!

Embora as duas primeiras partes tenham cativado o público, especialmente os mais jovens, o excesso de foco nos personagens humanos criou um distanciamento da essência dos jogos. 

“Sonic 2: O Filme” (2022), em particular, apesar de ter um pouco mais de referências dos jogos, decepcionou um pouco ao recair em estereótipos ultrapassados, algo que poderia ser melhor trabalhado. Tentativas de inclusão superficial resultaram em clichês que não cabem mais atualmente. Hollywood não esconde sua cota de gordofobia e estereótipos raciais.

Na terceira parte da trilogia, temos o melhor do universo dos jogos e o humor que se encaminha para a medida certa. Ele realmente engata na metade da trama, o que faz Jim Carrey brilhar ao interpretar dois papéis simultaneamente: o retorno do icônico Dr. Eggman Robotnik e seu avô, o Professor Gerald Robotnik, mais conhecido como criador do Shadow. No jogo “Sonic Adventure 2” Gerald Robotnik é falecido e aparece apenas em flashbacks, o que não acontece em Sonic 3: O Filme, parte das mudanças propostas pela produção. 

Segundo o diretor Jeff Fowler, que conversou com o portal ComicBook, seria um crime contra o mundo, e um desperdício cômico, não aproveitar o talento de Jim Carrey para dar vida a esses dois personagens e eles nunca se conhecerem.

No mais, o CGI não foi economizado e, sim, muito bem executado.


CHAO GARDEN REIMAGINADO

Chao Garden é um restaurante temático em Tokyo. Um dos momentos hilariantes foi publicado recentemente pelo perfil da Paramount Brasil. A cena em que uma criança confunde Tails com o Detetive Pikachu

KEANU REEVES SENTIU O SHADOW

Uma das grandes novidades de Sonic 3 é a presença do ator Keanu Reeves. Ele foi escolhido para dar voz ao ouriço Shadow. A prévia dessa participação veio através da DLC do jogo SONIC X SHADOW GENERATIONS. No conteúdo de expansão é possível jogar com o Shadow do filme Sonic 3 e apreciar a dublagem de Keanu Reeves. O ator, em muitas entrevistas, destacou a importância da direção para transmitir a essência do Shadow. Nas palavras do próprio, ele conseguiu tirar todas as “sombras” dentro de si para dar vida ao personagem.


ENCONTRO NA CCXP

Divulgação CCXP
A versão que tive acesso na cabine de imprensa foi a dublada, logo não posso dar muitos pitacos sobre desenvoltura do Keanu ao longo do filme, além da DLC que joguei. E falando em versão dublada, Manolo Rey, figura conhecidíssima aqui do Homies, é quem dá voz ao Sonic e retorna para dublar o personagem. Recentemente, o dublador teve um encontro inesquecível com Ben Schwartz, dublador original das versões live-action, durante a CCXP 2024. Ben se diz muito satisfeito com o resultado, destaca a liberdade que a produção do filme proporcionou para improvisos, porém, que não foi preciso muito, já que os roteiristas são fabulosos.

SHADOW E MARIA 💕


AHHH, o meu momento! Eu sei que muitos dirão que a presença do Super Shadow é um dos grandes “OH MY GOD” de Sonic 3: O Filme, revelada antes da hora pelas lembrancinhas do McDonald’s (culpa não é minha, hein!). Pessoalmente, há mais de um, dentre eles (os que eu posso contar), os flashbacks de Shadow e Maria. Os que eu me debulhei em lágrimas. É muito fofo, doce e tudo que um fã de Sonic Adventure 2 poderia esperar!


SONIC XMAS

Se vocês acompanharam nas últimas semanas, a Paramount divulgou diversos pôsteres inspirados nos clássicos de Natal, como Esqueceram de Mim, Duro de Matar e Férias Frustradas de Verão. Uma brincadeira pelo fato de o filme chegar nessa mesma época, no entanto, vai além. Sonic 3 resgata o que de melhor está presente neles. Daqueles filmes que você nunca irá se cansar de ver. Que possui humor, inocência e mensagens importantes. O poder da amizade. O diálogo em tempos de tanta polarização. Para que propósito lutamos se estamos lutando contra nós mesmos?

Divulgação

É dessa fórmula por muitos considerada "clichê", "ultrapassada", “bobinha”, que acaba por funcionar TODAS as vezes.

“Você ainda pode ver a luz, mesmo que a estrela tenha desaparecido”. 

Independente de quantas camadas você tenha colocado em si mesmo ou os caminhos que você teve que percorrer, sua primeira lembrança de quem você é, igualmente seus sonhos, permanecem imutáveis. E não há por que se esconder.

O insight que alguns dos personagens terão ao desfecho do longa.


É O SHADOW, CARA!

Absolutamente NINGUÉM atrás do Sonic!

Sonic 3: O Filme é, sem sombra de dúvidas, o melhor título da série de filmes lançados até hoje e, quiçá, a melhor adaptação para as telonas de um jogo. Não digo que seja uma cópia fiel, mas, como muitos já disseram, uma celebração e uma carta de amor ao Sonic Adventure 2. E os números confirmam: é a adaptação de um jogo mais bem avaliada de todos os tempos, tanto pela crítica quanto pelo público.

A Mariana que teve seu primeiro contato com o Sonic, quando sequer o console Mega Drive havia sido lançado em solo brasileiro, e encantou-se com aquele ouriço azul em alta velocidade, está realmente orgulhosa com esta película fidedigna.

Sobre as cenas pós-créditos, fortes indícios de adaptação de um dos títulos que tenho a cópia original, de época, em CD. Sim, ele saiu para PC. 😉


CONSIDERAÇÕES

Não é apenas o encerramento de uma trilogia, é uma declaração de amor aos fãs e ao legado do ouriço azul. Com uma história emocionante, personagens mais profundos e uma fidelidade ainda maior aos jogos, o longa abre caminho para novas histórias e amplia as possibilidades do universo cinematográfico do Sonic. Uma coisa é certa: os fãs sairão da sala de cinema já esperando pela próxima aventura.

No mais, não deixe de conferir, Sonic 3: O Filme, amanhã, em todos os cinemas do Brasil.

(e corra que nem o Sonic pra me contar o que achou)




Sobre o Autor:
Mariana Mussi S. Infanti

Roteirista, diretora e produtora Audiovisual/Cultural no Estúdio Homies. Artista Multimídia. Streamer nas horas vagas e sonhadora em tempo integral.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.