Análise: Elden Ring - Nightreign
Dualidade - New x Old.
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Imagem Divulgação |
1. Jogabilidade e Gráficos:
Movimentação e Dinamismo:
New - Wolf
Ao experimentar o game em primeira mão sendo um novato e também não tendo muita familiaridade com o gênero, pude sentir uma dificuldade inicial para entender as mecânicas, porém ao longo do desenvolvimento da partida o game se torna mais fluido (mesmo com o nível de dificuldade Souls).
Seguindo o mesmo padrão dos jogos do gênero, após se familiarizar com os controles, o jogo tende a ser recompensador ao player, indiferente de conhecer ou não o gênero, vai ter que se esforçar para sobreviver e não somente aos embates contra os inimigos, mas também ao cerco se fechando (no estilo Battle Royale).
Old - Adrian
A jogabilidade de Nightreign introduz elementos inéditos na franquia, como escalada e movimentos ágeis inspirados em Sekiro (por exemplo, ganchos e passos rápidos da classe Duquesa), tornando o combate mais fluido e adaptado ao formato de partidas curtas. A velocidade elevada, combinada com a necessidade de explorar o mapa antes do fechamento do "círculo de fogo" (similar a Fortnite), cria uma tensão constante, mas pode sobrecarregar jogadores acostumados ao ritmo metódico dos Souls tradicionais.
Sistemas de Habilidades
New - Wolf
No beta de rede fechado podemos experimentar 4 classes iniciais (no total serão 8). A que me chamou mais a atenção em jogar, e também gostar mais, foi a Duquesa. Abaixo irei falar brevemente sobre as 4 para apresentar inicialmente cada uma delas para vocês.
Duquesa: Duquesa tem a melhor esquiva, uma habilidade que aumenta massivamente a produção de dano quando bem usada, e uma arte suprema que ajuda toda a equipe tornando todos indetectáveis. Você realmente não pode pedir muito mais.
Old - Adrian
Cada classe possui habilidades únicas estrategicamente definidas (Reclusa absorve elementos mágicos, Wylder usa ganchos para quebrar posturas), refletindo a identidade de jogos anteriores da FromSoftware, como Bloodborne e Sekiro.
Gráficos e Performance
New - Wolf
Como o beta de rede fechado que joguei foi no PS5, não notei nenhum problema aparente em questões de queda de FPS durante a gameplay, achei bem consistente no quesito frame rate do game. Questões gráficas elas se mantiveram as mesmas do Elden Ring, ao meu ver, mesmo sendo um iniciante do jogo / gênero não vi nada que pudesse ser tão discrepante graficamente para condenar o jogo baseado nos outros jogos da FromSoftware. Os cenários estavam bem bonitos, assim como as animações, por fim, na minha opinião, estavam de acordo com a proposta pretendida e acredito que não irá mudar muito da versão final do game, no máximo algumas correções referente às versões para outros consoles, para tentar fixar um frame rate estável para todos, pois estando em uma partida Coop, com taxas de FPS diferentes, se torna complicado.
Old - Adrian
Apesar de manter a estética visual de Elden Ring, o desempenho variou entre plataformas. No PS5 e Xbox Series X, o modo desempenho atingiu ~60fps com resolução dinâmica (~1800p), enquanto o PS5 Pro apresentou melhor estabilidade (55fps em 4K). O Xbox Series S sofreu com cortes na vegetação e oclusão ambiental.
2. Novo Estilo Adotado:
Roguelike Cooperativo
New - Wolf
O jogo em si pega a proposta do Rouguelike clássico: Mate monstros, colete Loots, suba de nível e se morrer vai perder 1 nível (que às vezes faz uma diferença na hora de combater um boss). Modo simples de executar um coop sem muita "frescura", literalmente no "direto e reto". Uma partida com até 3 jogadores, com diversos inimigos e boss para serem executados dentro do um tempo limite e se por ventura cair assim como nos sistema de Battle Royale, você tem a oportunidade de ajudar seu amigo a ressuscitar fazendo que ele não perca nível ao ser abatido e voltando diretamente pra o combate.
Old - Adrian
Nightreign combina elementos de roguelike (reset de progresso por morte, loot aleatório) com cooperação para até 3 jogadores, um avanço significativo para a FromSoftware, conhecida por sistemas de multiplayer limitados. A estrutura de "três dias" (exploração diurna + confronto noturno) incentiva estratégia coletiva, mas a repetição de mapas e chefes pré-definidos pode gerar desgaste.
Influências Externas
New - Wolf
No literal ao entrar no game e entender a proposta você irá sentir fortes influencias em jogos de estilo Battle Royale no geral, assim como dentro da sessão já em missão do game junto com seus companheiros também enquanto enfrentam os chefes aqueles elementos de Rouguelike como Hades e DeadCells e no quesito dificuldade Souls clássico.
Old - Adrian
O jogo bebe de fontes como Fortnite (zona de segurança reduzida) e Hades (elementos roguelite), mas não apresenta nada de novo. A inclusão de chefes clássicos da série Souls (Centopeia Demônio de Dark Souls 1) é um aceno nostálgico, porém depende de uma maior variedade e atualizações recorrentes na versão final para evitar monotonia.
3. Comunidade e Multiplayer:
Coop Longamente Aguardado
New - Wolf
Sem sombras de dúvidas Coop e sistemas multiplayers são o futuro dos jogos. Tendo suas ressalvas referente ao estilo, sempre a fã base de qualquer jogo aguarda uma versão do seu jogo favorito em um sistema online para poder jogar juntamente de seus amigos e outros players que tem afinidade pelo mesmo game ou gênero.
Old - Adrian
A comunidade recebeu com entusiasmo o foco em cooperação, uma lacuna histórica nos jogos da FromSoftware. No entanto, o sistema de conexão por senha apresentou falhas críticas durante o teste, com jogadores relatando dificuldades para formar grupos e quedas frequentes.
Engajamento com Chefes Clássicos
New - Wolf
Nessa parte, e algo bem satisfatório para os players mais antigos da franquia, tendo o conhecimento de como funcionam as mecânicas e habilidades da qual necessitam para poder vencê-los. Já para um player novo será uma experiência inovadora para poder aprender e evoluir com os conhecimento adquiridos ao longo das plays jogadas.
Old - Adrian
A aparição de chefes clássicos remodelados e a possibilidade de outros chefes, que foram muito desafiantes na época de seus lançamentos, acende uma curiosidade dos fãs que desejam enfrentá-los novamente sem as limitações de hardware da época. A mecânica de reviver aliados "batendo neles" até zerar um medidor foi elogiada pelo dinamismo no combate.
4. Opinião Pessoal e Futuro do Jogo:
Potencial vs. Riscos
New - Wolf
Elden Ring - Nightreign vai despertar aquela euforia nos fãs do estilo e da série, mas algumas coisas podem ser um "freio" para o sucesso total do game, o valor pedido e possíveis "features" in-game.
O valor da pré-venda do jogo na PSN americana está com sua edição Básica - US$39.99, na sua edição Deluxe - US$59.99 e na sua edição mais completa Collector Edition - US$199.99. Considerando os valores aqui nos EUA de jogos novos está tecnicamente um pouco abaixo do valor normal dos lançamentos de jogos, mas tendo em vista que um lançamento varia de US$49.99 ~ US$59.99.
Ainda não temos certeza se o jogo irá ter micro transações, de acordo com a empresa que afirmou que não iria ter e nem passe de batalha, como outros jogos de serviço hoje já na ativa. Tudo ainda está meio nublado referente a isso, a empresa afirmou que terá possíveis DLCs, o que pode acabar deixando o jogo meio parado, caso demorem muito para lançar coisas novas. Manter jogos desse gênero sem um abastecimento de conteúdo constante faz a comunidade acabar fazendo o que tem para fazer / descobrir, e depois esquecem o jogo, voltando apenas para conferir uma possível DLC. Ao meu ver temos que aguardar para saber como irá funcionar essa ideia da FromSoftware para com o seu mais novo game.
Old - Adrian
Nightreign tem potencial para revitalizar chefes antigos com mecânicas modernas e melhor polidas, mas precisa equilibrar dificuldade e recompensas. O preço elevado (R$ 200) exige atualizações constantes (novos mapas, classes, chefes) para justificar o investimento.
Lições para a FromSoftware
New - Wolf
Durante o período de teste (separado por horários para podermos jogar), começamos com o primeiro horário quase que anulado da utilização por problemas nos servidores. Com isso, me deixa um pouco preocupado em relação ao suporte em si do jogo. Pois, se num teste inicial na abertura já tivemos alguns problemas referente aos servidores, tendo em vista que eram pouco players apenas para testar o game, imagino se isso não será um problema futuro no lançamento, com uma quantia de players diversas vezes maiores do que no Teste de rede fechado.
Como comentei acima, a FromSoftware e a Bandai Namco têm tudo nas mãos para tornar o Nightreign um jogo carro chefe no estilo Souls no modo Coop, só vai depender de como eles visualizam o futuro do game, tendo em vista que se a administração de conteúdo acabar sendo lenta ou inexistente, o jogo vai acabar infelizmente morrendo sozinho, o que não esperamos que ocorra.
Old - Adrian
O teste evidenciou a necessidade de aprimorar a infraestrutura online e diversificar loot para atrair tanto fãs de Souls quanto de roguelikes. Se bem executado, o jogo pode servir como laboratório para mecânicas inovadoras em futuros títulos.
5. Conclusão:
New - Wolf
Elden Ring - Nightreign tem o potencial mais frenético para ser um dos pilares de 2025, pois possui muitos fatores que os mantém na ativa como: história, variedade de possibilidades de Boss, conteúdo de diversos jogos para mesclar no game, uma comunidade eufórica para o estilo de jogo. Só não podem deixar o jogo morrer.
O jogo fala por si só trouxe tudo que todos aguardam, e um pouco mais, tendo potencial para trazer muito mais, teremos sempre alguns problemas, pois dificilmente iremos encontrar a perfeição no mesmo, mas são problemas de simples resolução, que cada vez mais tende a crescer dentro das plataformas, assim como cresceu ao longo dos anos com o estilo desafiador, batalhas frenéticas e frustração dos players ao morrerem diversas vezes, fazendo-os jogar inúmeras vezes para conseguirem sucesso no game.
Old - Adrian
Elden Ring: Nightreign é uma aposta ousada que mescla o DNA da FromSoftware com tendências modernas. Embora problemas técnicos e repetição possam minar sua longevidade, a base sólida de combate e a cooperação imersiva oferecem uma experiência única para fãs da série. Se a Bandai Namco ouvir o feedback do teste e investir em conteúdo pós lançamento, o jogo pode se tornar um spin-off tão marcante quanto o título original.
Revisão: Mariana Mussi

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Colecionador de Videogames e Jogos de RPG. Sou Streamer nas horas vagas e Cantor (agora de chuveiro). Moro nos EUA há mais de 3 anos. Amante do Japão em si, arranho um pouco de Japonês, Ingles e Espanhol. |

Escritor e graduando em Relações Públicas pela UNESP. Apaixonado por literatura e escrita, sou apreciador de jogos focados em narrativa e na construção de mundos. |
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