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Análise: Exoborne

Primeiras Impressões - Exoborne.

Imagem Divulgação

Do mesmo estúdio por trás de Vampire: The Masquerade - Bloodhunt, Sharkmob AB vem agora com uma pegada nova de um Shooter de Extração em um mundo pós apocalíptico.

Apresentamos nossas primeiras impressões do Exoborne.

O Inicio: 

Começando pela criação de personagem, podemos escolher entre 2 tipos de corpos, ambos os corpos são semelhantes no quesito tamanho e fisionomias apenas um sendo um pouco mais delicado que outro. Passando um ar mais andrógino para ambos os gêneros. Como o personagem normalmente vai ficar tomado por armaduras e vestimentas in-game mesmo nem dá para distinguir um do outro. A ideia de criação e mesmo para ter um foco mais de autonomia para poder escolher suas preferências de personagem mesmo. Ela abrange além do estilo de corpo, escolhas também como face, olhos, cabelo, cabelo facial e pintura corporal. 

Após isso terminamos a criação do personagem e passamos para o tutorial.

O Tutorial:

Somos inseridos num cenário de cidade abandonada / destruída (pós apocalíptica) clássico em jogos como (The Division, Once Human e The Last of US), com alguns objetivos para te apresentar o game, como comandos básicos de movimentação, utilização de armas, coleta de itens, equipamentos entre outras funcionalidades básicas do game.

Andamos no cenário, coletamos alguns itens e armamentos, efetuamos alguns abates, invadimos umas casas e basicamente o tutorial se resume a isso.

Na sequência seguimos para a gameplay original.

A Gameplay:

Iniciamos pareando com mais 2 players para podermos iniciar a missão de extração. Após todos os 3 players conectados somos enviamos para missão de extração.

Minha primeira rodada foi meio no escuro, pois no tutorial ainda não tinha entendido a proposta do jogo (sim acabei fazendo o tutorial sem prestar muito a atenção no mesmo para começar o jogo o mais rápido possível). 

Começamos como um clássico de Battle Royale pulando de paraquedas, caindo no cenário começamos a correr para os objetivos e realizar a extração do respectivo objetivo o mais rápido possível, pois essa é a proposta do jogo, caso tenha um pouco de conhecimento de jogos do gênero você tem 2 escolhas que são ir diretamente ao objetivo e concluir da maneira mais rápida ou fazer uma estratégia com seu time para melhor ação tanto para o objetivo ou o desenvolvimento da partida em si (mas tendo em vista que você tem tempo para poder efetuar a extração).

No meu caso apenas corri para onde o mapa indicava , andando com cautela me deparei com alguns inimigos (primeiro problema identificado) :

Fiquei atrás de uma árvore e consegui abater todos da volta, porem ao sair de trás da árvore comecei a ser atingindo por tiros de algum lugar, ao identificar de onde vinham eu entendi que estava levando tiros literalmente do nada, não existia outro player ou NPC atirando em mim os tiros vinham do invisível. Comecei a andar em direção da onde estavam vindo os tiros ao me aproximar notei que havia uma sprite (imagem) do inimigo piscando na tela ele aparecia e sumia como se estivesse "bugado" na tela e ela esse bendito erro que estava me fuzilando de tiros, comecei a atirar nele ate que ele morreu. (Antes de questionarem perguntando se não era alguma habilidade ou algo do game mesmo, já respondo antes que não realmente era um erro na possível programação do NPC. Não é algo comprometedor ao game, pois erros são encontrados diariamente em jogos já finalizados, não desmerecendo o jogo mas num beta exigir perfeição em todos os aspectos do game é pedir de mais).

Após essas emoções cheguei numa ponte e uma casa mais a esquerda da ponte onde estava o objeto da qual deveria fazer a extração, só que e um jogo tático, shooter, e me deparei com um local cheio de inimigos protegendo o objetivo, só que para minha surpresa estava sozinho ali na ponte, meus aliados estavam bem longe dali sabe-se lá fazendo o que.

Pensei comigo mesmo: "- É isso vou sozinho mesmo, não vai ser uns 15 NPCs que irão me parar."

Simplesmente avancei como se não houvesse o amanhã e invadi sozinho a base inimiga, quando já estava terminando de matar os últimos inimigos um dos meus aliados apareceu e me auxiliou para finalizar os que faltavam.

Concluindo os abates ativamos a extração. (Nesse ponto começou mais alguns problemas)

Quando o helicóptero chegou e fez a extração do item tínhamos que entrar para podermos partir, só que para entrar tínhamos que pular e usar o item para ir mais longe só que isso nos arremessava para parte superior do helicóptero o foi complicado pois pulamos (eu e o um dos aliados, pois o outro ninguém sabia onde estava) o outro aliado quase morreu pois pulou literalmente na hélice, eu foi no "quase" mas consegui desviar. Ao embarcarmos no helicóptero faltando o 3 aliado que chegou mas não conseguiu entrar no helicóptero ao notar isso o outro aliado que estava comigo dentro do helicóptero se jogou. No final terminou somente eu na extração, não sei se a missão foi completada por eles. Mas eu terminei ela normal. 

Basicamente essa foi minha primeira jogada / experiência com o game.


Seguimos agora explicando um pouco de algumas coisas in-game que são extremamente interessantes.

Armaduras:


O jogo nos apresenta alguns tipos de Armaduras temos os tipos pesados que nos permitem utilizar um golpe no solo gerador de ondas de choque, Armaduras leves que têm como uma premissa utilizar espada de energia e as Armaduras "médias" te fornecendo a utilização de um soco de poder peculiar, mas muito satisfatório, que também lança uma carga explosiva de detonação com atraso. Tudo isso podendo ser executado no ar, não só te permitindo algum tempo extra no ar também, mas adicionando um pouco do estilo "acrobático" para os fãs de anime como em Shingeki no Kyojin (Attack On Titan) ao combate que se estende além da sua escolha de arma.


Storm Chasers - (Perseguidores de Tempestades):


No jogo possui diversos eventos climáticos violentos, que frequentemente devastam o mapa. Um dos obstáculos mais normais in-game (pelo menos na minha experiencia foram os tornados, que limitam a visibilidade,  mas que permitem que jogadores mais "insanos" ​​vaguem com os ventos fortes usando paraquedas, acelerando seu percurso no mapa e em estruturas mais altas ou como de se esperar morram absurdamente ao calcularem mal e forem sugados para o vórtice.

Conclusão:


O jogo por ainda estar no beta ainda tem alguns pontos a melhorar em questões de bugs gráficos, mas nada muito problemático que deixaria a experiencia do player comprometida.
Com tudo, o jogo tem um potencial enorme para conquistar os players carentes de um shooter estratégico com uma proposta nova, envolvendo upgrades de armaduras e acessórios.
Só que como todo e bom jogo por serviço também estamos nos preparando para os valores das micro transações e se elas irão afetar no nivelamento dos players ou não.
Espero que isso não desnivele o game fazendo com que players com mais condições financeiras se tornem melhores por ventura desse fator. No meu ver isso hoje é o que acaba matando um jogo de serviço, posso ser mais saudosista nesse fator por ter crescido com jogos de console que lhe presenteavam com personagens novos, armaduras e itens apenas por realizar "tasks" dentro do jogo para liberar as recompensas ou fases bônus. O que hoje tudo se baseia em comprar uma DLC, uma Lootbox, um passe de temporada ou até mesmo os próprios itens TOP 1 do jogo.  

Aqui vai uma dica, não só para criadora do Exoborne como para todas empresas de jogos por serviço:

Valorizem mais seus players com recompensas in-game, não desnivelem seus próprios jogos com venda de itens de melhoria absurda. Com isso vocês já estarão ganham uma quantidade de players fieis por muito tempo caso permaneçam alimentado o game.

Por fim, muito obrigado pela oportunidade cedida pelo Estudio Holmies para escrever essa Review / Primeiras impressões do jogo e também a Sharkmob AB que nos concedeu a chave de acesso da Steam para testar o jogo.



Sobre o Autor:
William Wolf

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Colecionador de Videogames e Jogos de RPG. Sou Streamer nas horas vagas e Cantor (agora de chuveiro). Moro nos EUA há mais de 3 anos. Amante do Japão em si, arranho um pouco de Japonês, Inglês e Espanhol.


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