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30 anos de Chrono Trigger com plus de novidades da Square Enix

Chrono Trigger - Completa uma jornada de 30 anos.

Dia 11 de Março de 1995 é lançado um JRPG chamado - Chrono Trigger (クロノ・トリガー, Kurono Torigā). Desenvolvido na época pela Square Co. lançado inicialmente para o console Super Famicon no Japão.

O jogo ganhou um foco bem grande na época por juntar figuras ilustres do meio dos videogames, que ficou conhecido como "The Dream Team" (traduzindo = Equipe dos Sonhos).


The Dream Team


  • Hironobu Sakaguchi - (坂口 博信 Sakaguchi Hironobu, 25 de novembro de 1962) é um programador de jogos, game designer e diretor de jogos japonês. Ele é famoso em todo o mundo por ser o criador da série Final Fantasy, e por ter uma longa carreira no mundo dos games, vendendo ao todo mais de 80 milhões de unidades de jogos de Vídeo games ao redor do mundo.

  • Yuji Horii - (堀井 雄二, Horii Yūji, 6 de janeiro de 1954) é um autor, designer de videogame, escritor e diretor japonês mais conhecido como o criador da franquia Dragon Quest, supervisionando e escrevendo o cenário para Chrono Trigger, e The Portopia Serial Murder Case, lançado em 1983 como um dos primeiros jogos de aventura de romance visual.
    Horii é CEO de sua própria empresa, Armor Project, uma empresa que tem um contrato de produção exclusivo com a Square Enix, um contrato estabelecido com a Enix antes da empresa se fundir com a Square, e também é uma das empresas que co-possuem a franquia Dragon Quest ao lado da Square Enix.

  • Akira Toriyama - (鳥山 明, Toriyama Akira, 5 de abril de 1955 – 1 de março de 2024) foi um autor japonês de mangá, conhecido por ser o criador de séries como Dragon Ball e Dr. Slump. Toriyama é considerado um dos autores que mudou a história dos mangás ao lado de Osamu Tezuka e Rumiko Takahashi, pois suas obras são altamente influentes e populares, principalmente Dragon Ball, que muitos artistas de mangá citam como fonte de inspiração.

  • Kazuhiko Aoki - (青木 和彦, Aoki Kazuhiko, 6 de novembro de 1961) é um designer de videogame japonês. Ele é mais famoso por montar a equipe que criou Chrono Trigger, que ele produziu, e por seus designs para a série Final Fantasy.

  • Nobuo Uematsu - (植松 伸夫, Uematsu Nobuo,  21 de Março de 1959) é um músico e compositor japonês. A maior parte de sua obra consiste em trilhas sonoras para jogos eletrônicos, ramo no qual se mostrou um dos mais versáteis e populares compositores. Uematsu juntou-se à Square em 1986, onde conheceu pela primeira vez o criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi. Os dois trabalharam juntos em muitos títulos na empresa, mais notavelmente na série de jogos eletrônicos Final Fantasy e no jogo Chrono Trigger dentre diversos outros. Uematsu também assina obras autônomas, como o CD "The Black Mages", lançado em 2003, com uma reinterpretação sua e de vários artistas sobre seus temas para Final Fantasy.
    Sua participação em Final Fantasy, em especial, rendeu-lhe fama com o lançamento de versões orquestradas de suas músicas em CD (algumas faixas ganharam letras e vocais), e ocasionalmente suas músicas são executadas em concertos clássicos promovidos pela Sony. Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, a equipe norte-americana de nado sincronizado fez uso das músicas "One Winged Angel" e "Liberi Fatali", de autoria de Nobuo Uematsu.



Após uma breve apresentação desse time maravilhoso vamos falar do jogo e como ele envelheceu como vinho e ainda continua sendo considerado um dos melhores JRPGs de todos os tempos.

Chrono Trigger tem uma história cativante assim como seus personagens carismáticos e enigmáticos. Vamos conhecer um pouco de cada um deles abaixo.


Personagens


  • Crono - (クロノ, Kurono) é o protagonista do jogo. Mora com sua mãe em Truce, um vilarejo governado pelo reino de Guardia, em 1000 A.D. O encontro acidental que tem com Marle inicia sua aventura para salvar o mundo. Em 12.000 B.C., quando o grupo confronta-se com Lavos em um palácio subterrâneo do reino de Zeal, Crono sacrifica-se para salvar seus amigos. Mais tarde, o grupo pode revivê-lo. Suas falas nunca são exibidas, apenas sugeridas através de gestos e reações do personagem. Crono utiliza uma katana como arma, e após adquirir habilidade mágica, suas técnicas tornam-se orientadas ao uso de raios eléctricos.

  • Marle - (マール, Māru) é a princesa rebelde de Guardia. Seu nome verdadeiro é Nadia (Marudia na versão japonesa), e ela vive em pé-de-guerra com seu pai, o rei, no ano de 1000 A.D. Entediada da vida no castelo, ela foge para uma feira comemorativa em Truce. Lá, encontra Crono e experimenta o teletransportador de Lucca, que a envia ao ano de 600 A.D., onde ela é confundida com a desaparecida Rainha Leene (sua ancestral). Isso faz com que a busca pela verdadeira rainha termine, criando um paradoxo que destrói a existência de Marle até que Crono e Lucca revertam-no, ao encontrar e salvar a verdadeira rainha. Ela usa uma besta como arma, e após adquirir habilidades mágicas, aprende a utilizar técnicas de gelo e de cura.
  • Lucca - (ルッカ, Rukka) é amiga de infância de Crono. Valendo-se de sua inteligência e criatividade, Lucca inventou um teletransportador de curto alcance. Este dispositivo fez com que Marle voltasse no tempo, levando inevitavelmente ao início do jogo. Lucca é diretamente responsável pelo recrutamento de outro personagem no jogo - Robo, a quem ela encontra e conserta no futuro. Na cena de FMV do final das versões PlayStation e Nintendo DS, é visto que Lucca eventualmente criou um mini-robô modelado após Robo. Na mesma cena, Lucca encontra uma criança com um pingente e a leva consigo. Essa criança é revelada como Kid, filha-clone de Schala e protagonista feminina na continuação de Chrono Trigger, Chrono Cross.
  • Frog - (カエル, Kaeru) é um guerreiro de Guardia em 600 A.D., cujo verdadeiro nome é Glenn. Ele era escudeiro de Cyrus, um "Cavaleiro da Tavola Quadrada" ("Cavaleiro de Guardia" na versão DS). Glenn testemunhou o assassinato de Cyrus por Magus e foi transformado em um sapo antropomórfico. Frog dedica sua vida a proteger a rainha Leene e deseja vingar Cyrus, matando Magus. Ele é o verdadeiro portador da Masamune, uma antiga e lendária espada, maior fraqueza de Magus. Frog pode posteriormente dar descanso ao fantasma de Cyrus, e tem a oportunidade tanto de vencer Magus quanto de se aliar a ele. Se Frog combate e vence Magus, ele se tornará humano novamente ao fim do jogo. Frog usa uma espada larga e pode aprender a usar magias de água.
  • Robo - (ロボ, Robo) é um robô criado para auxiliar humanos em Proto Dome. Ele é encontrado desativado e danificado, e é consertado por Lucca. Após reativação, une-se à equipe. Seu nome real é Prometheus. Ele usa seu braço robótico como arma e não utiliza magia (embora seja equipado com armas laser, cujo dano é similar ao de magias do tipo "sombra"). O alter-ego de Robo, Prometeu, é uma referência ao deus grego que foi punido por Zeus por dar o fogo ao homem. Em uma aventura opcional, Robo é punido por sua criadora, Mother Brain, por ter simpatia pelos humanos. Ele descobre então que, na verdade, foi criado para ajudar a destruí-los, mas renega sua função original e destrói seus criadores. Em Chrono Cross, Robo aparece como o "Circuito Prometheus" pertencente ao computador FATE, mas é destruído por ele, por não desempenhar funções contra os humanos.
  • Ayla - (エイラ, Eira) é a chefe da tribo Ioka em 65.000.000 B.C. Seu povo está em guerra constante com uma raça evoluída e inteligente de répteis antropomórficos da era pré-histórica. Depois que Lavos atinge o planeta, a poeira do choque lançada na atmosfera bloqueia o sol, o que causa o surgimento de uma era glacial e a extinção dos Reptites. Após o ocorrido, passa a acompanhar o grupo de Crono. Ayla não pode usar magias porque nasceu antes do surgimento do reino de Zeal. Ao invés disso, ela utiliza seus punhos como armas e se vale de habilidades físicas como técnicas. O nome "Ayla" pode ser uma referência à série Earth's Children de Jean Auel, cuja protagonista também é uma garota alta, loira e de olhos azuis chamada Ayla.
  • Magus - (魔王, Maō) é o líder dos Mystics em 600 A.D. Antagonista da equipe por uma grande parte do jogo, Magus mais tarde se revela como a versão adulta de Janus, o jovem príncipe de Zeal de 12,000 B.C. Após um encontro com Lavos quando criança, ele é enviado através de um portal para 600 A.D., onde é adotado pelos Mystics e se torna seu líder. Após a destruição de Zeal, o jogador pode escolher entre matar Magus ou poupá-lo, deixando que o mesmo se junte ao grupo. Magus luta usando uma foice, assim como uma combinação de todos os tipos de magia, primariamente do tipo Sombra. Ao contrário dos outros personagens, ele não aprende técnicas em conjunto com outros e precisa de amuletos para isso.
    Na versão de Nintendo DS de Trigger, Magus descobre que Schala se fundiu com Lavos criando um monstro conhecido como Dream Devourer (que em Chrono Cross evolui para "Time Devourer"). Após ser incapaz de libertar a irmã, é enviado para uma época e local distante, onde decide descartar suas memórias em um ato de desespero. Mesmo esquecido, Magus sente que deve se lembrar do que gostaria de encontrar. Isso é uma alusão ao personagem Magil de Radical Dreamers, que é revelado como Magus disfarçado, bem como Guile de Chrono Cross, diretamente inspirado por Magil.

Sua história por si se resume em alguns assuntos bem interessantes que são: Viagens no Tempo, Destruição do mundo, Evolução da Humanidade. Sempre deixando você ao longo do jogo aquela ideia de que o que fizer numa época poderá afetar o futuro, como por exemplo se no passado você fizer um buraco em um lugar especifico no futuro esse buraco existirá porem agora ele poderá estar cheio de água que resultaria em um evento diferente do que se não tivesse cavado o buraco. (Explicação e fonte - Vozes da minha cabeça para dar um exemplo pratico).
Mas a ideia do jogo é basicamente isso assim como no seu sucessor Chrono Cross. Podemos ver alguns eventos de Chrono Trigger nele (não iriei dar spoilers, apenas joguem ambos que vão entender). 

Franquia


Chrono Trigger possui diversos versões e também spin-off e continuações.
  • Chrono Cross - (クロノ・クロス, Kurono Kurosu) é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido pela SquareSoft (atual Square Enix) e distribuído pela própria Square no Japão e pela Square Electronic Arts nos Estados Unidos. Foi lançado em 1999 para o Playstation. Assim como seu antecessor Chrono Trigger, Chrono Cross foi desenvolvido pelo roteirista e diretor Masato Kato, e outros desenvolvedores regressantes incluíram o diretor de arte Yasuyuki Honne, o produtor Hirochimi Tanaka, o compositor Yasunori Mitsuda e o planejador de som Minoru Akao. Nobuteru Yūki ficou a cargo do design dos personagens.

  • Radical Dreamers: Nusumenai Hōseki - É um jogo eletrônico produzido pela SquareSoft para o Satellaview (Sistema de modem unificado junto com o Super Famicon). Ele é o segundo jogo da série Chrono, da qual também fazem parte os jogos Chrono Trigger e Chrono Cross. Só foi lançado oficialmente no Japão, mas foi posteriormente traduzido para a língua inglesa pela DemiForce e a IPS foi disponibilizada na Internet. 
Ambos saíram numa edição conjunta chamada Chrono Cross - The Radical Dreamers Edition para todas as plataformas.


  • Chrono Trigger - Possui diversas versões: Super Famicon, Super Nintendo, Playstation 1 em duas versões (Uma juntamente dentro da Franquia de Final Fantasy chamado Final Fantasy Chronicles, possui 2 Cds um com o jogo de Chrono Trigger numa versão com cenas de animação feitas pelo nosso gênio Akira Toriyama, da qual foi a primeira vez lançado pois nos consoles antigos não tinham hardware suficiente para poder emular esse tipo de animação e também um Cd com o jogo de Final Fantasy IV) já sua outra versão saiu somente em solo Japonês tendo somente o jogo do Chrono sem nenhum companheiro. Temos após essas versões, suas melhorias que foram para o Nintendo DS considerado pela base de fãs a melhor versão já feita de Chrono Trigger não somente por suas melhorias mais também por conteúdo novo dentro da história do jogo e mais algumas extras que vieram junto com a versão. Com isso deu espaço para seus ports para outras plataformas como Mobile (Android e IOS) e Steam.


Novidades


No dia 11 de Março de 2025 a Square Enix posta em suas Redes Socias uma nota de comemoração pela franquia de Chrono pelos seus 30 anos.


"Hoje marca o 30º aniversário do lançamento de Chrono Trigger em 1995. Esta obra-prima atemporal, que transcendeu os tempos e ainda é comentada hoje, nasceu de um projeto dos sonhos de Yuji Horii de "Dragon Quest", Akira Toriyama de "Dragon Ball" e Hironobu Sakaguchi, o criador de "Final Fantasy".

Ao comemorarmos o 30º aniversário, lançaremos uma variedade de projetos além do mundo do jogo ao longo do próximo ano para expressar nossa gratidão a todos que jogaram Chrono Trigger até agora! ️
Para obter as informações mais recentes, visite o Square Enix Official X ou
@ChronoTriggerPR

 Mas continuaremos postando atualizações, então aguarde!"

E logo após um breve anuncio:


"A primeira parte do projeto do 30º aniversário, "CHRONO TRIGGER Music Special Live Stream" será transmitida🎹

As melodias requintadas que adornam esta obra-prima serão transmitidas ao vivo no YouTube! Vamos curtir muitas músicas famosas juntos através de transmissão ao vivo 🎧

Programado para ocorrer das 12:00 de sexta-feira, 14 de março, até por volta das 21:00 de sábado, 15 de março"

Então agora basta aguardamos novidade para buscar cada vez mais cativar não só os players antigos como os novos também e mostrar o potencial de um RPG bem construído. 

Nota do Autor


Chrono Trigger é meu RPG favorito de todos, joguei e zerei ele em todas suas versões possíveis e até mesmo dublando os personagens em Live. Mas infelizmente ainda não tenho capacidade de ser um Speedrunner de Chrono mas quem sabe um dia. 
Só tenho a agradecer a esse game por ser o que é. Joguei ele a primeira vez em ainda na década de 90, sofrendo horrores para entender o jogo pois ainda era criança e não sabia inglês então apelava para revista de detonado de um amigo que me deixava ler ela na janela (sim ele não me emprestava a revista) ai tinha que ir na janela dele toda vez que me trancava no jogo. (Morávamos num condomínio de apartamentos), são lembranças assim que me sinto feliz de ter vivido nessa década de 90 e poder usufruir de histórias assim para poder me recordar e ver que aquela época era sofrida para o povo que era gamer mas ainda assim era uma sensação gratificante quando se passava por alguma fase ou obstáculo dentro de um jogo, por que sempre acabava compartilhando com um amigo, vizinho ou familiar que jogava também. Outra memória nostálgica que tenho também era de todos amigos nos reunirmos na casa de alguém num sábado virando a noite jogando Chrono para tentar zerar cada um com alguma "habilidade" assim com o no jogo cada personagem com sua peculiaridade. (Um sabia mais inglês, outro tinha a revista, outro conhecia as melhores estratégias o outro levava as comidas e bebidas) e assim que eram feitos os finais de semana de jogos.
Então fico por aqui agradecendo do fundo do meu coração a Square Enix por ter nos proporcionado esse game. E meus parabéns a franquia pelos seu 30 anos. 

PS: Em breve também teremos um post especial com tudo de Chrono Trigger para conhecerem mais ainda sobre a obra inteira, nos aguardem. 

Fonte: Wikipedia, Conhecimentos pessoais, X e Google.


Sobre o Autor:
William Wolf

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Colecionador de Videogames e Jogos de RPG. Sou Streamer nas horas vagas e Cantor (agora de chuveiro). Moro nos EUA há mais de 3 anos. Amante do Japão em si, arranho um pouco de Japonês, Ingles e Espanhol.


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