Shuhei Yoshida confirma presença na gamescom latam 2025
Executivo, ex-chefe de Indies da Sony e lenda da indústria de jogos, vem ao Brasil para receber o prêmio Lifetime Achievement no gamescom latam BIG Festival e marca presença no evento. Bo Andersson Klint, também tem presença confirmada no evento.
![]() |
Imagem Divulgação |
O lendário Shuhei Yoshida, ex-chefe de Indies da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios e líder do programa PlayStation Indies, será homenageado com o Lifetime Achievement Award durante a cerimônia de premiação do gamescom latam BIG Festival, no dia 30 de abril de 2025. Além disso, Yoshida fará uma palestra especial na gamescom latam, que acontece de 30 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo.
Especialmente no Brasil, Shuhei irá apresentar a palestra “A Lifetime in Games: From PlayStation to the Future of Indies”, na quinta-feira (1). A apresentação é uma conversa sobre sua trajetória, passando por momentos especiais como sua entrada na Sony, em 1986, e seu papel decisivo no sucesso de grandes plataformas como PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4. Ele também vai discorrer sobre sua liderança à frente da Worldwide Studios, onde ajudou a moldar franquias icônicas como Uncharted e The Last of Us, e sua transição para o suporte a desenvolvedores independentes. Além disso, o Yoshida também vai compartilhar suas visões sobre o impacto dos jogos indie no mercado, as tendências do setor e dará conselhos valiosos para quem deseja ingressar na indústria.
Shuhei Yoshida será laureado com o Lifetime Achievement Award na cerimônia de premiação do gamescom latam BIG Festival, em 30 de abril. A honraria reconhece sua contribuição inestimável para o desenvolvimento de franquias de sucesso e para a democratização de oportunidades para jogos independentes em todo o mundo.
Bo Andersson Klint: inovação e liderança na indústria
Grandes estúdios do mercado de games também marcam presença na gamescom latam
Alden Kroll será responsável pela palestra “How Steam Works – And How To Make It Work For Your Game”, que explica em detalhes como o Steam funciona para jogadores e estúdios de desenvolvimento. Durante a conversa, métodos para maximizar a visibilidade de um jogo serão apresentados, além de estratégias de marketing e pontos de atenção cruciais para equipes que estão migrando de mobile ou console para o PC.
Já Kassidy Gerber vai fazer a apresentação “Unlocking The Potential of Steam Features”, uma imersão nos principais recursos oferecidos pela plataforma, como Game Recording, Rich Presence, In-App Purchases, Inventory Service e Input. O objetivo, nesse papo, é demonstrar como cada ferramenta beneficia times de desenvolvimento e aprimora a experiência do jogador, além de fornecer insights sobre como tirar proveito dessas funcionalidades para inovar nos projetos.
gamescom latam 2025
A gamescom latam 2025 já anunciou a participação de Pokémon Go, Warner Bros. Games, Level Infinite, Gravity, Steam, Annapurna Interactive, Devolver e outros, na edição que acontecerá de 1 a 4 de maio de 2025 e promete muitos outros anúncios em breve. Localizado desta vez no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, na cidade de São Paulo, o evento será ainda maior, com novos projetos, participação de grandes empresas da indústria de games, campeonatos de e-Sports, meet & greets com criadores, palestras e muito mais. Os detalhes das atrações serão revelados em breve no site oficial e nas redes sociais, com a #gamescomlatam2025.
Informações via gamescom latam

Roteirista, diretora e produtora Audiovisual/Cultural no Estúdio Homies. Artista Multimídia. Streamer nas horas vagas e sonhadora em tempo integral. |
Comentários