Header Ads

A Literatura Infantil Brasileira

Ruth Rocha é uma das principais escritoras de literatura infantil no Brasil.

Ruth Rocha

Nesta sexta-feira, dia 18 de abril, é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil. Pensando nisso, o Estúdio Homies preparou um especial sobre a literatura infantil brasileira.

O início da literatura infantil no mundo ficou distintamente marcado com Charles Perrault, entre 1628 e 1703, com os livros Mãe GansaO Barba AzulCinderela, a Gata BorralheiraO Gato de Botas e outros. Depois disso, Hans Christian Andersen, Carlo Collodi, os Irmãos Grimm e Lewis Carrol. No Brasil, a literatura infantil ficou marcada com o livro dinamarquês de Andersen O Patinho Feio no século XX.

Em 1920, Monteiro Lobato publica o primeiro livro infantil brasileiro, A Menina do Narizinho Arrebitado, que mais tarde daria origem a série de livros Sítio do Pica-Pau Amarelo. Monteiro Lobato se consagrou como um dos maiores autores infantis do país com Jeca Tatu, em 1922, e O Pica-pau Amarelo, em 1939. O personagem Jeca foi adaptado por Milton Amaral e popularizado nos filmes de Amácio Mazzaropi. O Sítio do Pica-Pau Amarelo ficou popularizado por várias adaptações para a TV com as séries Sítio do Picapau Amarelo (TV Tupi, 1952); Sítio do Picapau Amarelo (TV Cultura, 1964), Sítio do Picapau Amarelo (Band, 1967), Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo, 1977), Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo, 2001), a animação Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo, 2012) e O Picapau Amarelo (+SBT, 2024).

Em 1980, Ziraldo publica O Menino Maluquinho, série de histórias em quadrinhos, que faz grande sucesso de crítica e de público. A história de Ziraldo foi adaptada diversas vezes: para o cinema por Helvécio Ratton em Menino Maluquinho - O Filme em 1995 e por Fernando Meirelles em Menino Maluquinho 2- A Aventura, para a TV por Cao Hamburger e Anna Muylaert com a série Um Menino Muito Maluquinho para a TVE Brasil (atual TV Brasil), em 2006 e para o streaming por Arnaldo Branco com a animação O Menino Maluquinho para a Netflix em 2022. Essas adaptações tornaram a história ainda mais conhecida.

Outra autora conhecida dos professores e do público infantil é Ruth Rocha, que escreveu mais de 130 obras. Entre eles, contos infantis, livros de ficção, títulos didáticos e um dicionário. Ela ganhou várias premiações como o Prêmio Jabuti, mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Suas obras mais conhecidas são Marcelo, Marmelo, Martelo; Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa; Declaração Universal dos Direitos Humanos (em que ela adapta a Declaração Universal dos Direitos Humanos para crianças) e Bom Dia, Todas as Cores!, nossa indicação de hoje para as crianças e para os adultos que gostam do gênero infantil e ainda não leram ou não conhecem a autora. Bom Dia, Todas as Cores! conta a história de um camaleão que muda de cor para agradar os outros.

Sobre o Autor:
RibamarBacharel em Letras pela UECE- Universidade Estadual do Ceará e pós-graduando em Comunicação e Linguagens pelo Centro Universitário UniFanor Wyden. Gosta de escrever sobre livros, filmes, séries, minisséries e telenovelas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.